BLOG "O álcool é um vilão e um vilão muitas vezes banalizado”, afirma psicóloga

"O álcool é um vilão e um vilão muitas vezes banalizado”, afirma psicóloga

Publicado em 04/05/2022

O consumo abusivo do álcool e outras drogas é tema de mais um live comemorativa dos cem anos da Fundação Allan Kardec



Com o tema “Álcool e drogas: quando o consumo se torna uma doença e como tratá-la”, a Fundação Espírita Allan Kardec realizou mais uma live sobre Saúde Mental, como parte das comemorações do seu centenário.

As celebrações dos 100 anos da instituição, que serão completados em novembro próximo, preveem ainda outros eventos e o lançamento de um livro sobre a Fundação Allan Kardec e a evolução da Saúde Mental.

A convidada para debater o tema foi a psicóloga Eliane Matheus Bonfante, que é especialista em Saúde da Família, pós-graduada em Dependência Química e tem mais de 30 anos de experiência na área da Saúde, sendo boa parte deste período com atuação em Saúde Mental na cidade de São Sebastião do Paraíso (MG).

Atualmente em Franca, Eliane é coordenadora geral dos Centros de Assistência Psicossocial de Franca, o Caps Florescer e o Caps AD III Renascer, que são administrados pela Fundação Allan Kardec.

Falar sobre o uso abusivo de bebidas alcoólicas e drogas ainda é um tabu para as pessoas, mas o consumo exagerado é extremamente prejudicial e afeta vários aspectos da vida da pessoa, o social, psicológico, mental e profissional.

Outro aspecto abordado nesta entrevista é a facilidade de acesso a essas substâncias. Eliane destacou que existe uma banalização do uso do álcool, o que faz com que a pessoa que é dependente não perceba que ela precisa do álcool para viver, para fazer atividades corriqueiras do dia a dia.

“A cocaína e o crack não são encontrados nas prateleiras dos supermercados, enquanto o álcool é vendido em qualquer restaurante, qualquer lanchonete. Ele está presente em várias ocasiões, em festas, em reuniões, por isso a gente tem que ter um cuidado muito especial porque ele deixa a pessoa comprometida clinicamente, socialmente e psiquicamente”, alertou a psicóloga.

O trabalho do Caps AD III Renascer, gerenciado pelo Allan Kardec, é desenvolvido por uma equipe multiprofissional e o foco é “devolver a pessoa em tratamento para a sociedade, para que continue com a sua família, no seu bairro, no seu trabalho”. Na unidade, 85% dos usuários são homens, acima de 18 anos e com consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Em seguida, está o crack como a substância mais usada. “O uso abusivo do álcool é uma doença, um transtorno que precisa ser tratado. O álcool é um vilão e um vilão muitas vezes banalizado”.

Confira o conteúdo completo da segunda entrevista comemorativa dos 100 anos da Fundação Allan Kardec, com a psicóloga Eliane Matheus Bonfante, coordenadora dos Caps Renascer e Florescer, acessando os links abaixo da live ou do podcast:






Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.